Por YogaEsoteric

Como o corpo, o cérebro precisa de combustível, que pode ser obtido de alimentos saudáveis para o cérebro. Aqui estão alguns alimentos que podem dar um impulso ao seu cérebro:

Cacau: Comer chocolates – com uma alta porcentagem de cacau – é bom para o cérebro, graças a compostos poderosos chamados flavonóis. Esses compostos atuam como antioxidantes e ajudam a preservar as células-tronco do cérebro – que produzem novas células cerebrais. Flavonóis, como antioxidantes, também ajudam a combater a inflamação crônica que pode causar doenças relacionadas ao pensamento e à memória. Além disso, a pesquisa mostrou que os flavonóis suportam o hipocampo, que é uma parte do cérebro envolvida na memória e no humor. Apesar de comer chocolates ser bom para si, coma com moderação, cerca de um quadrado ou dois por dia.

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Frutas e vegetais coloridos: Adicionar mais alimentos coloridos à sua dieta também melhora a saúde do cérebro. Alimentos coloridos referem-se a alimentos naturalmente coloridos, como frutas e legumes. Frutas e vegetais coloridos, como beterraba, frutas vermelhas, folhas verdes, cenouras e pimentas, têm altos níveis de antioxidantes, como carotenóides e antocianinas. Esses antioxidantes são pigmentos naturais que dão a essas frutas e vegetais suas cores brilhantes. Os antioxidantes são bons para o cérebro porque podem proteger os revestimentos de células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres, que são moléculas tóxicas que causam inflamação e são causadas por fatores como uma dieta pobre ou respirar ar poluído. Verdes e feijões também fornecem folato, o que é benéfico na produção de mensageiros químicos no cérebro que são essenciais para o pensamento e o humor, chamados neurotransmissores.

Ácidos Graxos: Comer ácidos graxos pelo menos uma vez por semana, pode ajudar a retardar o declínio cognitivo e diminuir o risco da doença de Alzheimer, segundo a pesquisa. Ácidos graxos ômega-3, particularmente o ácido docosahexaenóico (DHA), desempenham um papel em manter o cérebro saudável. Essas gorduras saudáveis são usadas pelas membranas do cérebro para melhorar a estrutura celular e a sinalização cerebral, o que resulta na melhor função cognitiva. Além disso, o DHA também combate a inflamação crónica que pode danificar as células do cérebro e resultar no declínio cognitivo. Podemos obter boas quantidades de ácidos graxos, tais como ômega-3, a partir de alimentos como sementes de chia, semente de linhaça, semente de cânhamo e nozes.

Cereais Integrais: O cérebro prefere a glicose, que pode ser obtida mais prontamente de carboidratos, como combustível. Sem glicose suficiente, podemos sentir uma névoa cerebral e ter dificuldades em focarmo-nos. Em vez de carboidratos refinados, opte por grãos integrais, como trigo integral, centeio integral, arroz integral, trigo mourisco e quinoa. Os cereais integrais contêm fibras e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Aumentos acentuados e declínios no nível de açúcar no sangue podem prejudicar a capacidade das células de absorverem glicose devido à resistência à insulina. Além de comer esses alimentos saudáveis para o cérebro, também pode melhorar a sua saúde cerebral de outras formas, fazendo exercícios cerebrais, realizando exercícios físicos, dormindo o suficiente, mantendo os seus níveis de stress sob controle e interagindo com os seus entes queridos.