Por YogaEsoteric

As tendências da dieta vêm e vão e muitas delas acabam por ser pouco mais que uma moda passageira. No entanto, uma nova maneira de comer que se torna conhecida – o jejum intermitente – tem muito valor e pode-se tornar o futuro da alimentação saudável. Não só pode ajudar com a perda de peso, mas também, dar um impulso à sua saúde do coração e aumentar o seu bem-estar.

hqdefaultPesquisadores da Universidade Estadual do Texas descobriram que fazer jejum intermitente ou alimentação com restrição de tempo, na proporção de 16:8, pode melhorar a saúde do coração e ao mesmo tempo, reduzir problemas como o diabetes. A saúde cardio-metabólica beneficia esta forma de alimentação, que pode incluir a composição corporal e melhorias lipídicas no sangue, perda de peso, redução da pressão arterial, melhoria do colesterol e redução da inflamação.

Curiosamente, estes benefícios não são atribuídos a uma redução no consumo de calorias. Embora possamos pensar que restringir a alimentação a apenas oito horas por dia significaria automaticamente comer menos, o estudo fez com que alguns grupos reduzissem as suas calorias diárias, enquanto outros, consumiam o mesmo número de calorias que costumavam consumir. Ambos os grupos viram resultados.

O jejum intermitente é ideal para si?

Existem duas formas principais pelas quais pode experimentar. Especialistas dizem que ambos fornecem benefícios semelhantes, é realmente uma questão de preferência pessoal. A forma mais popular e a usada no estudo acima mencionado, é 16:8, que envolve períodos alternados de 16 horas de jejum e 8 horas em que se pode comer.

Escolhemos uma janela de oito horas durante a qual vamos comer e depois jejuamos pelo restante do dia. Por exemplo, podemos optar por fazer a janela de comer das 9:00 às 18:00, ou talvez algo um pouco mais tarde para acomodar a família ou socializar à noite – por exemplo. das 12:00 às 20:00 horas.

Durante o período em que se pode come, comemos normalmente. Não há necessidade de restringir as calorias, a menos que queiramos perder uma quantidade significativa de peso. Durante a janela de jejum, não pode mos comer nada, mas devemos sempre,  beber água. Também podemos tomar plantas medicinais se necessário. 

Outra opção é o a opção 5:2. Com esta opção, vamos comer normalmente cinco dias por semana. Dois dias por semana, restringimos o nosso consumo de calorias a um quarto das nossas necessidades diárias. Isso está na faixa de 500 a 600 calorias por dia para a maioria das pessoas. Nestes dias de “jejum”, podemos optar por fazer três pequenas refeições ou duas refeições um pouco maiores. Concentrarmo-nos em alimentos ricos em proteínas e fibras é uma ótima maneira de garantir que não ficamos com muita fome. Sopas, ovos e feijões são escolhas populares.

Podemos escolher os dois dias da semana que funcionam melhor para nós, desde que não sejam consecutivos. Por exemplo, muitas pessoas optam por fazer as segundas e quintas-feiras os seus dias de jejum, porque lhes permite mais liberdade para socializar no fim de semana.

Embora a pesquisa sobre o jejum ser de facto muito promissora, o senso comum deve sempre prevalecer. Lembrem-se de que escolher alimentos processados e “junk food”, só vai desfazer os nossos esforços para sermos saudáveis. Nenhuma quantidade de jejum compensará a ingestão de uma dieta não saudável.

Jejum agora cientificamente comprovado

para aumentar a longevidade e prevenir doenças!

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Quão benéfico é o jejum? Uma nova pesquisa confirmou que o jejum pode fornecer uma infinidade de benefícios para a saúde, incluindo (mas não se limitando a), a prevenção de doenças e o suporte à longevidade. Certamente parece que o jejum não é apenas o mais recente em dietas da moda. Restringir quando se come pode de facto oferecer efeitos  desejáveis sobre a saúde e o bem-estar geral..

Embora seja sabido que a contagem de calorias é uma ferramenta essencial para a perda e a manutenção do peso, estudos recentes descobriram que, quando se  consomem essas calorias, isso também pode afectar a nossa saúde. Os cientistas acreditam agora que comer menos frequentemente pode ser bastante benéfico.

Sebastian Brandhorst, analista de dados do Longevity Institute, da University of Southern California, explica que “ As calorias que ingerimos também têm um papel fundamental na nossa saúde. A Brandhorst tem liderado estudos sobre o que é chamado de “dieta de imitação rápida” ou FMD. Esta maneira de comer tem o objetivo de “enganar” o corpo para pensar que está em jejum.”

Sob a supervisão de longos, numerosos estudos sobre a dieta em jejum que foram feitos – incluindo um usando um pequeno grupo de cobaias humanas, um estudo da dieta da febre aftosa com 71 indivíduos foi publicado no início deste ano, na revista Science Translational Medicine.

Como relatórios de 1669 CNBC indicam, os pesquisadores descobriram que a febre aftosa teve um profundo efeito sobre a saúde dos seres humanos neste estudo. Além de reduzir o peso corporal e a gordura corporal, após a DMF, resultou na redução da produção da hormona IGF-1, que se acredita estar envolvida com os processos celulares que causam o envelhecimento e as doença. Os sujeitos do estudo após a DMF também mostraram uma diminuição na proteína C-reactiva, que é um bio-marcador para as inflamações e tem sido associada a várias doenças – incluindo doenças cardíacas e cancro.

A febre aftosa é semelhante ao que muitas pessoas chamam de “jejum intermitente”, na medida em que só se pode comer durante um determinado período de tempo. A FMD engana o corpo a pensar que se está em jejum – quando na verdade, apenas se restringe quando se come e se jejua por um período relativamente curto de tempo.

O estudo do Instituto da Longevidade não é o primeiro a notar os potenciais benefícios para a saúde causados pelo jejum intermitente ou outros horários alimentares semelhantes. O protocolo de jejum pode assumir muitas formas – mas muitos dos benefícios são consistentes. Tem sido relatado que os benefícios do jejum se podem estender da perda de peso e dos níveis mais baixos de glicose até ao melhorar a função cognitiva e a estabilidade do humor.

De facto, parece que os benefícios do jejum são virtualmente infinitos; Seja reduzindo a inflamação, aumentando a longevidade ou retardando o processo de envelhecimento, o jejum também tem sido associado a uma série de outros benefícios para a saúde, melhorando os perfis lipídicos no sangue, reduzindo os triglicérides, diminuindo a pressão sanguínea e promovendo a saúde total do coração. Também reduz os níveis de glicose e aumenta a sensibilidade à insulina, além de promover maior saciedade nas refeições. Fontes dizem que o jejum pode até aumentar o metabolismo e melhorar a composição corporal. Jejum intermitente não tem escassez de benefícios para a saúde, com certeza.